.....Porto das Antas é uma propriedade de 25 alqueires (121 hectares) localizada na região de cerrado do Sudoeste de Goiás, na margem esquerda do Rio Verdinho (Rio Verde), no município de Serranópolis. Distante 24 quilômetros da sede do município (dos quais 14 km são de estrada de terra), a área compõe-se de vários pequenos ecossistemas, predominando na maior parte de mangues formados por lagoas que se intercomunicam entre si e com o Rio Verdinho, constituindo um pequeno pantanal. Dentro da fazenda encontram-se cinco lagoas, nem todas acessíveis por terra. O Rio Verdinho é o limite natural da propriedade a sul/leste e, devido às inúmeras curvas características desse rio na região, chega a medir em torno de nove quilômetros entre o início e o final da propriedade.


.....A principal lagoa (Lagoa do Córrego do Porto), em razão da sua extensão e do mais fácil acesso, formada pelo córrego do Porto, é bastante conhecida na região e até em lugares distantes, devido ao fato de, por décadas, ter sido usada pelos habitantes das proximidades como lugar de acampamento para pescaria e caça. O nome do córrego do Porto faz referência a um antigo "porto", como era conhecida uma instalação elementar em certos pontos destinada a facilitar a travessia de pessoas e mercadorias entre as duas margens do Rio Verdinho. Não há sinais desse antigo porto ou dos barrancos onde estavam instalados. Uma das características, comum nesse tipo de rio muito tortuoso, é a mudança do seu leito. As próprias lagoas, hoje existentes, devem ser antigos cursos do rio.

Distância de Serranópolis - 24 quilômetros
Distância de Jataí - 84 quilômetros - GO-184 (Rodovia Filó Garcia)
Distância de Goiânia - 404 quilômetros - BR-364 .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estatuto Porto das Antas Problemas Ambientais A Sociedade Porto das Antas Veja Plantas e Animais Área da Reserva Pagina Principal